Vestido Preto e Azul ou Vestido Branco e Dourado?

fevereiro 27, 2015

Se é você daqueles super conectados em suas redes sociais e acompanha o que acontece no Brasil e no mundo, percebeu que o assunto mais comentado na noite de ontem foi sobre a cor de um tal vestido.

Antes de tudo: Qual cor você vê o vestido abaixo? (a cor verdadeira é Preto e Azul, mas não se espante se você vir de outra cor.). Se você vê Branco e Dourado, leia o post até o final e volte nessa mesma imagem. Talvez sua resposta seja diferente.


Quando entrei no meu twitter, o assunto já estava no trending topics mundial: não se falava em outra coisa na minha timeline. A matéria sobre o vestido saiu no Buzzfeed e em poucas horas ultrapassou 20 milhões de visualizações, com cerca de 600 mil pessoas acessando o site ao mesmo tempo. Foi muito surreal, parecia um sonho (ou pesadelo) e que até inspirou o viner Lucas Rangel a fazer uma brincadeira hoje de manhã a respeito do assunto:

Ontem eu também tweetei pra caramba:



Vamos a explicação dos fatos. O fenômeno pode ser definido como “ilusão de luminosidade”.


Se você observar o vestido com outro fundo, depois de alguns ajustes de luminosidade, verá a verdadeira cor dele. Leia abaixo um trecho da matéria que saiu no Yahoo Notícias:
"A explicação mais longa é que o olho humano foi adaptado para enxergar com a luz natural. E nós estamos o tempo todo “descontando” a variação de cor da luz solar, do alaranjado pela manhã, ao dourado do meio-dia, ao azulado-lilás de tardinha, para tentar formar algo próximo da cor real. “Então as pessoas ou tentam descontar o lado azul, o que no caso faz elas perceberem o vestido como branco e dourado, ou descontar o lado dourado, o que no caso faz você chegar ao azul e preto”, disse Bevil Conway, neuroscientista da Wellesley College nos EUA, que estuda a visão, à Wired.

Enfim, essa história toda foi mais um desses memes instântaneos da internet, que pelo menos teve uma utilidade e trouxe um pouco de conhecimento pra essa sociedade!

QUER MAIS?

COMENTE!

fanpage

PEDRADA NO INSTAGRAM