Endossa: conheça a loja colaborativa que faz sucesso em diferentes cidades brasileiras

junho 19, 2014

Não sei vocês, mas eu gosto bastante de itens de moda mais alternativos e estou sempre garimpando peças diferentes. Nessa missão fashion, o Pinterest é um grande aliado. Para criar uma conta basta usar a conta do Facebook e pronto, tudo muito simples e seguro. E não precisam se preocupar com vírus, porque li no twitter da Psafe que o Google Play agora permite novas configurações de segurança. Isso me deixou mais tranquila, porque sempre ouço falar que a maioria dos vírus para smartphones são voltados para o sistema Android (maioria mesmo, tipo uns 80%!).

Bem, voltando ao assunto: o Pinterest é uma fonte de inspirações e referências que eu uso bastante. Então, vocês devem imaginar a minha alegria ao encontrar um local que vende produtos bem parecidos com os itens que vejo na rede social. E esse local é a loja colaborativa Endossa.


A primeira Endossa foi criada em 2009, na região da Baixa Augusta em São Paulo. Quem teve a ideia foi publicitário Rafael Pato. Como muita gente tem boas ideias e produtos lindos, mas falta grana pra ter uma loja própria, a Endossa veio para dar uma força. Assim, antes de investir em algo bem maior de uma vez, ter um lugar onde possa testar a popularidade da ideia vale muito a pena.


Como muitos novos designers se interessaram na época, o espaço ficou cheio de prateleiras e a loja se mudou para um lugar maior em 2011, mas ainda na mesma rua.

Para entender como funciona uma loja colaborativa é bem simples. Ela é um ambiente onde pessoas podem criar suas marcas e alugar um espaço. Esses espaços são chamados de boxes e o aluguel varia de R$ 160 a R$ 800, dependendo do tamanho e da localização dentro da loja. Ah, e o lojista pode montar até três marcas diferentes. Mas antes de começar a vender os produtos, o interessado precisa fazer o cadastro, escolher o tamanho do espaço que a marca necessita e aguardar na lista de espera.

O diferencial dessas lojas colaborativas, como no caso da Endossa, é que se o lojista não atingir a meta de vendas em um período de três meses, ele abre espaço para as marcas que estão na lista de espera e ficam de fora da lista durante um mês. A meta a ser alcançada depende do valor do espaço que foi alugado. O mais legal é que se pode vender qualquer tipo de produto. E os clientes interessados ainda ajudam a definir o que a loja deve ou não vender.

Agora vamos aos produtos que você pode encontrar por lá. Quem é fã de livros, filmes e séries pode encontrar produtos relacionados a suas paixões. Por exemplo, o “vira-tempo” desejado pelos apaixonados por Harry Potter que jamais pensaram que teriam o produto aqui no Brasil, eu encontrei na minha última visita a Endossa, no box da marca Outsiders.



Para quem curte filmes, séries, desenhos e música, a marca Bendita Augusta tem camisetas para todos os gostos com estampas bem criativas. Na Aleides Maria eu encontrei lenços de diversas cores e estampas. e ainda tem fotos com dicas de como usá-los. Eu adoro tudo que tem um toque vintage. Achei camafeus e outros acessórios com esse estilo na box da Calicanto Acessórios e Super Freak’s, mas o que não falta são boxes com acessórios, então vale a pena olhar tudo com calma e atenção.


Ainda dá pra encontrar vestidos, armações de óculos, bolsas, sapatilhas e outras coisinhas para combinar com todos esses acessórios. E se você está a fim de decorar o quarto, casa ou ambiente de trabalho de uma forma diferente, não importa o tema, é possível que ache algo interessante por lá. Na Boneco Rosa, eu achei miniaturas para decoração. E na Tatoo Style, vários enfeites, principalmente com tema de caveiras.


A Endossa é modelo de negócios super respeitado não só no Brasil, como no mundo inteiro. E já tem duas unidades em São Paulo (uma na rua Augusta, nº 1372  e outra na Vergueiro, nº 1000), uma em Brasília e uma em Curitiba. 


Para conhecer mais sobre o espaço e, quem sabe, até tornar-se um dos expositores, você pode acessar a página da loja no Facebook e o Twitter


* Esse artigo foi escrito por Patrícia, uma leitora do blog que é super criativa e escreve muito bem! Obrigada pela colaboração, lindona!


QUER MAIS?

COMENTE!

fanpage

PEDRADA NO INSTAGRAM