Fotografia: Música na pele, Projeto "Livro de Cabeceira"

maio 20, 2013

Todos sabem que eu sou apaixonada por fotografia e sempre estou postando o que gosto aqui no Morangodela.
Descobri na fanpage "Cultura somente para raros" o projeto "Livro de Cabeceira" do fotógrafo Luiz Rodrigues. E é claro que eu, muito cara de pau, interessada no projeto, consegui conversar com o fotógrafo e saber mais.

O objetivo do projeto é retratar pessoas com frases ou títulos de músicas que representam algo para cada um em alguma parte do corpo. 

O Projeto foi divulgado pela internet, tem feito muito sucesso pelo Brasil. Através dele, as pessoas puderam expressar sua emoção através de sua imagem associada às músicas que fazem parte da trilha sonora da história de cada um.

Algumas imagens do projeto:

Bate-papo com o fotógrafo Luiz Rodrigues:
EU: De onde veio a ideia ou inspiração para criar o projeto?
LUIZ: Eu já tinha essa ideia na cabeça há um tempo... sempre quis fazer arte e dar a chance das pessoas interagirem... participarem. Essa vontade ficou na minha cabeça de fevereiro de 2012 até que em julho tive "uma luz". Enquanto eu fazia a barba, bati o olho na minha tatuagem no braço (there will be an answer... Let it be) e pensei ... é isso! vamos misturar música, com corpo e fotografia. Saí imediatamente do banheiro, e montei um tripé e fiz um auto-retrato, com uma música também do beatles que naquele momento significava muito pra mim (it's getting better all the time). Na mesma noite, fui a casa de uns amigos, mostrei e eles se interessaram muito. Quando resolvi postar as fotos no facebook, a rede social funcionou e pessoas que eu não conhecia quiseram fazer uma foto igual... e aí o projeto cresceu, atingindo 1 milhão de visitantes no facebook em menos de 6 meses!
Quero lembrar também que o projeto é independente e não conta com nenhum patrocínio e nenhum valor foi investido pra que chegasse nesses números!

Qual o porquê do nome "Livro de Cabeceira"?

LUIZ: No principio, a inspiração veio por um filme de mesmo nome, chamado Livro de cabeceira. Com o tempo, mudei pra Música na pele, mas o Livro de cabeceira continuou e virou o formato físico do livro.

Tem algum motivo especial pela escolha do P&B(preto e branco) nas fotos?
LUIZ: O PB coloca drama nas imagens e ajuda você focar nas frases, não concorrendo a atenção com a cor original das fotos.

Além de pessoas comuns do nosso dia a dia, alguns artistas também participaram do projeto. Dentre os "clicks" já realizados estão as fotos de Lobão, Zeca Baleiro, Haroldo Ferreti do Skank, André Jung do Ira, Canisso dos Raimundo, Fernando Anitelli e muitos outros!

- Duca Leindecker:
- Humberto Gessinger
- Lobão:
- Zeca Baleiro
- Olha o Fernando Anitelli, raros leitores! A primeira foto é do Luiz Rodrigues com ele.

Então, gostaram do projeto? Acompanhe o trabalho de Luiz Rodrigues e veja mais fotos na fanpage no facebook: Projeto "Livro de Cabeceira". Lá você também pode adquirir o livro, custa R$70 e tem frete grátis.

beijorangos.

QUER MAIS?

COMENTE!

fanpage

PEDRADA NO INSTAGRAM